Como interpretar os Resultados:
Ao aplicar uma gota de óleo no Teste, formam-se uns círculos concêntricos que lhe darão uma valiosa informação sobre o estado seu motor.
1. O círculo central
- Indica sedimentos tais como carvão, partículas de desgaste, sujidade, elementos insolúveis e outros poluentes.
- De acordo com o estado de combustão do motor e da quilometragem do óleo, se formará uma mancha de sujidade específica.
- Se o óleo tiver sido utilizado durante muitos quilómetros e estiver em más condições, o circulo interno provavelmente cobrirá os círculos 2 e 3.
- Um motor em bom estado, com utilização do óleo de 5.000 a 10.000 Kms normalmente mostra círculos facilmente visíveis.
2. O Segundo círculo
- O Segundo círculo indica a condição do próprio óleo; quanto mais velho for o óleo mais escuro será o resultado.
- Em motores a Gasolina a cor varia em tons mais claros. Para motores a Diesel, a cor pode ir de cinzento a preto.
- Se o motor produzir demasiados sedimentos, frequentemente não há diferença nos círculos 1 e 2.
- Se o motor está em boas condições, mas ainda produz muitos sedimentos, então um novo círculo se formará á volta da mancha clara no centro (ou negra para Diesel), e este círculo será de uma cor mais clara, o que indica que o estado do óleo está ainda bom.
3. A orla do Segundo círculo
- Esta orla indica a presença de água. Neste caso o Teste mostra uns picos [um contorno irregular e acidentado] na orla do Segundo círculo.
- Se o teor de água for alto, o resultado ver-se-á em poucos minutos.
- O Teste da MOTORcheckUP permite distinguir entre duas causas de água: por condensação e pelo anticongelante. Se no óleo existir água da condensação, além do contorno irregular ver-se-á uma coroa amarela ao redor da mancha em 30 minutos, que irá crescer ainda mais. A água da condensação é translúcida.
4. Coroa Externa
- Se existir combustível no óleo, formar-se- á uma coroa clara transparente á volta do anel anterior. A cor no exemplo é apenas para fazer o exemplo mais óbvio. Na realidade podemos ver em contraluz.
- Este anel aparecerá passado mais um tempo enquanto a gota é absorvida no Teste.
- Uma coroa clara e pequena é comum e aparece rapidamente, no entanto se o motor estiver em bom estado, permanecerá pequena. Se a cora for ainda maior é porque tem muito combustível no óleo.
- Se a coroa transparente aparecer após várias horas, então o resultado é aceitável e tudo está bem.