MOTORcheckUP e o TURBOcompressor

TURBOcompressor

TURBOcompressor

Perda de potência?  Ruído?  Fumo no escape?  Vibrações?
Podem ser sintomas de uma avaria importante: Turbo partido.

Se para o motor a lubrificação é importante, para o Turbocompressor é vital.

Enquanto que um motor funciona normalmente entre 1.000 a 3.000 rpm, os turbos modernos chegam a fazer 230.000 rpm. Assim é fácil entender que qualquer problema de lubrificação poderá ocasionar uma avaria.

Verifique o óleo
Pois um dos maiores inimigos do Turbo é a sujidade no óleo: Uma pequena partícula, de carvão ou limalha, pode fazer um “arranhão” nos rolamentos. Este “arranhão” irá fazer mais limalhas que irão originar ainda mais “arranhões”, logo o problema vai-se agravar exponencialmente e vai acabar por partir o Turbo.

TURBOcompressor danificado

TURBOcompressor danificado

Outro fator que também pode causar problemas no Turbo é a contaminação do óleo pela água e por excesso de combustível não queimado.

Por isso os motores Turbo alimentados têm que seguir estritamente as recomendações dos fabricantes em relação á qualidade do óleo e respeitar as mudanças de óleo. Mas, mesmo que, em certos modelos de motores a experiência tem mostrado que os Turbos são muito sensíveis à degradação do óleo por sujidade ou viscosidade incorreta.

 

MOTORcheckUP e o Turbocompressor
MOTORcheckUP é uma ferramenta muito útil no cuidado com o nosso Turbo: Durante a manutenção preventiva podemos controlar os sedimentos que o óleo tem, assim como determinar se existe água ou combustível queimado no óleo.

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E quando a prevenção não é feita a tempo, então poderemos ter que mudar o Turbo; esta operação dispendiosa e complexa deverá ser realizada numa oficina especializada. Requer total limpeza do motor e de todas as condutas, para garantir que nenhum resíduo das partículas sólidas geradas pelo Turbo partido fiquem lá.

Aqui, uma vez mais, o Teste da MOTORcheckUP pode-nos ajudar, para que possamos ver se há resíduos sólidos no óleo.

Lembre-se sempre, que uma boa manutenção preventiva vai economizar em avarias dispendiosas.

turbo_roto_3_MR

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A análise do óleo

Analisis de aceite en Laboratorio

Neste artigo vamos descrever como uma análise de óleo fornece informação sobre o estado de um Motor.

Como numa análise ao sangue, se retirarmos uma amostra de óleo e a levarmos a um Laboratório especializado para ser analisado, essa análise irá dar-nos informações sobre a “saúde” do Motor, como por exemplo, se o óleo esta contaminado com água ou combustível, se tem excesso de sedimentos, ou qualquer outro tipo de elemento estranho.

Estas análise podem-se fazer, designadamente, nos laboratórios centrais das grandes marcas petrolíferas. Pode ver um artigo bastante interessante na revista Autopista sobre as análises que realizam o Laboratório central da CEPSA:
Autopista-CEPSA-Pg1
Autopista-CEPSA-Pg2

Mas a realidade é que este método é raramente utilizado. Porque será? Bem, simplesmente porque é dispendioso, complicado e impraticável. Claro que o custo é elevado mas ainda pior será o incômodo associado com a recolha de uma amostra de óleo, levar ou enviar para o Laboratório e o tempo que demora a recebermos os resultados.

Por isso as análises ao óleo não são feitas com regularidade. A realidade é que, em determinados momentos importantes é necessário ter certezas sobre o estado do Motor (diagnósticos rápidos, avaliações, compra e venda) e o Motor não é examinado por dentro.
O que acontecia era que o bom estado do Motor era “suposto” e os possíveis problemas viriam sempre a seguir.

Análise instantânea

A grande inovação do processo da MOTORcheckUP em relação á analise do óleo, é que com esta solução pode fazê-la de uma forma Rápida, Simples e Segura: basta retirar a vareta do óleo e colocar apenas uma simples gota de óleo no Teste e em poucas horas consegue ter acesso ao estado do Motor.

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Obviamente, com este procedimento rápido não teremos a precisão das análises de Laboratório, nem tão pouco se pretende, mas dá-nos as informações essenciais. E nós vamos ter essa informação no Teste que pode ser realizado no momento de um diagnóstico, avaliação ou transação de um veículo, sem necessidade de equipamentos especiais, até pode ser utilizado pelo seu proprietário. Isto é o que torna único a MOTORcheckUP!

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MOTORcheckUP e o mercado dos USADOS

Quando um Concessionário ou Stand de viaturas USADAS recebe um carro usado, primeiro têm que realizar a respetiva avaliação/peritagem.

São verificados visualmente os danos de chapa, o estado do interior do veículo e compartimento do Motor. Talvez também um teste de estrada.

Mas como se poderá verificar o estado do elemento mais importante de um veículo, o Motor?

A realidade é que, além das conclusões “de ouvido”, que pode ser tirada do teste de estrada mencionada – quando é feito – ficamos com poucas opções.

Poderíamos abrir o Motor para examina-lo, mas descartamos essa opção por razões obvias. Assim só nos resta uma solução possível: retirar uma amostra de óleo e levar a um Laboratório especializado para o efeito. Esta análise poderá dar-nos informações muito importantes sobre o estado de “saúde” do Motor, como por exemplo se o óleo está contaminado com água ou combustível, etc… Pode ver mais detalhes sobre este assunto em A análise do óleo

A grande inovação que a MOTORchechUP consegue introduzir no mercado, é fazer a análise ao óleo do Motor um processo Rápido, Simples e Seguro: basta retirar a vareta do óleo e colocar uma simples gota de óleo no Teste da MOTORcheckUP e em poucas horas pode saber o estado de “saúde” do Motor de um veículo que esteja a ser transacionado.

Obviamente, com este procedimento rápido não teremos a precisão das análises de Laboratório, nem tão pouco se pretende, mas dá-nos as informações essenciais. E nós vamos ter essa informação no Teste que pode ser realizado no momento de um diagnóstico, avaliação ou transação de um veículo, sem necessidade de equipamentos especiais, até pode ser utilizado pelo seu proprietário. Isto é o que torna único a MOTORcheckUP!

Por último, também na venda  o Teste da MOTORcheckUP é útil para os Concessionários ou Stands de USADOS, pois permitem oferecer ao comprador uma garantia adicional do bom estado do Motor de um veículo que vá comprar.

Diálise de Motores

NATO-Contractor

IMT: “Nós somos fornecedores oficiais da NATO”

Kemper IMT oferece um sistema de diálise para limpeza dos óleos dos motores, óleos hidráulicos, de transmissão. Esta empresa precisava de uma prova da qualidade do seu serviço, agora MOTORcheckUP e FLUIDcheckUP são os Testes perfeitos. IMT é o fornecedor de equipamentos de diálise para BSR, e desde 2012, também fornecedor da NATO. IMT recebe a prova com seu próprio logotipo.

E porque não aplicar a tecnologia militar para veículos particulares?

Departamento de Limpeza de Berlim

BSR – Berliner Stadtreinigung
(Departamento de Limpeza de Berlim)
Em 14 e 15 de Agosto de 2012, foi realizada uma formação a 100 colaboradores que irão utilizar a partir de agora os nossos testes de control dos motores, sistemas hidráulicos e transmisiones para as equipas de limpeza da cidade de Berlim.
Nesta parceria a MotorCheckUp é uma ferramenta fundamental de control da qualidade, pois torna-se numa prova antes de se mudar o óleo, e após mudar.
Ao controlar o motor e os demais elementos mecánicos (sistemas hidráulicos, etc.) pode-se detetar prematuramente os possíveis defeitos e antecipar as avarias; assim podemos estar seguros de que despois da mudança do óleo as equipes estarão em condições de pleno rendimento.
Para este projeto usam os nossos testes de duas janelas. Começamos as vendas na Alemanha em cerca de 20 cidades que têm mais de 100.000 habitantes. (www.bsr.de)